A Revista Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo
Ecumenismo, Espiritualidade e Evangelho-Apocalipse

banner-compra-revista

Pedagogia da Boa Vontade forma “Cérebro e Coração” para melhorar o mundo

Em 2015, a Jovem Legionária Gabrielle Ferreira Oliveira, de 17 anos, concluiu o ensino médio no Instituto de Educação José de Paiva Netto (IEJPN), em São Paulo, SP. Com o coração repleto de boas recordações, ela fala sobre o tempo em que foi estudante da escola da Legião da Boa Vontade (LBV) e de que forma a boa convivência e os inúmeros aprendizados que teve foram fundamentais em sua vida.

 

Atualizado em 19/10/2017

 

Gabrielle Ferreira

Gabrielle Ferreira

Quero expressar todo o carinho que sinto pela Legião da Boa Vontade (LBV). Há momentos em que palavras não conseguem traduzir tudo aquilo que sentimos. Mas agradeço imensamente ao Irmão Paiva o trabalho espetacular, extraordinário que ele fez ao fundar o Instituto de Educação José de Paiva Netto e propor a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico*, que demonstram o cuidado dele em formar os aspectos espiritual, humano e social de cada um de nós.

Fico muito emocionada ao falar sobre os dois anos em que fui aluna da LBV em São Paulo, SP. Acho belíssimo o modo como os educadores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiras, direção e demais profissionais recepcionam os alunos e como eles são tratados; a preocupação — social, moral e principalmente espiritual — de criar um elo não só com o aluno que chega à escola, mas com seus pais, para que participem da educação do filho, dentro e fora do ambiente escolar; o auxílio às famílias quando estão passando por dificuldades; o incentivo ao lazer; e a orientação para melhorar a vida pessoal, seja do filho, do pai ou até mesmo de parentes. Isso não influencia somente em uma parte de nós, mas no todo, porque, conforme o Irmão Paiva ensina, somos seres integrais.

foto-2Durante visita de supervisão ao Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo, SP, Paiva Netto confraterniza com as crianças atendidas na Supercreche Jesus. Ao fundo, pensamento do Fundador da LBV, Alziro Zarur (1914-1979), que o Irmão Paiva fez constar na fachada do prédio: “Os filhos são filhos de todas as mães, e as mães são as mães de todos os filhos”. (foto Vivian R. Ferreira)

 

Por tudo isso, quando chega a hora da formatura é muito difícil dizer adeus, porque todos que integram o IEJPN fazem parte da nossa família, da nossa vida. Cada um dos alunos leva consigo a Legião da Boa Vontade como parte de si.

“O lema da escola da LBV — ‘Aqui se estuda. Formam-se Cérebro e Coração’ — é profundo! Quando paramos para pensar, vemos que o Irmão Paiva não está empenhado em desenvolver somente o intelecto, mas, sim, tudo de melhor que nós, seres humanos, temos a oferecer. Não só o cérebro, o coração também possui inteligência; ele não possui só emoções bonitinhas, é muito mais do que pensamos. Há séculos as grandes religiões, destacados filósofos e, principalmente, Jesus vêm mostrando que o coração é um ponto de acesso primário para o que se pode chamar de Espírito ou ser superior. Daí nosso líder afirmar: “O coração é a porta de Deus em nós!”.

Estudantes no pátio do Conjunto Educacional Boa Vontade, formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo, SP. (foto André Fernandes)

Estudantes no pátio do Conjunto Educacional Boa Vontade, formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto, em São Paulo, SP. (foto André Fernandes)

Precisamos dessa interligação não só para melhorar o mundo, mas, antes, para melhorar o nosso próprio interior. Vejo quanto os profissionais da LBV procuram conhecer sobre os alunos e suas vidas, importando-se com as crianças e jovens como se fossem seus pais e mães. Eles sempre apoiam nossas decisões e demonstram cuidado, amor e responsabilidade por nós, desenvolvendo nossas capacidades. É isso que queremos para nós, jovens, e para as gerações futuras: a formação de nosso Cérebro e de nosso Coração no Bem. E a cada ano o Instituto de Educação José de Paiva Netto recebe novos estudantes, que multiplicam esse aprendizado em todos os lugares que frequentam.

É nítido quanto os professores tentam relacionar suas matérias com a prática do Amor, com o meio ambiente, com tudo que é importante. E, principalmente, se empenham para formar nossa argumentação, de modo a termos responsabilidade com nossas palavras e ações; para nos trazer informações não apenas sobre a atualidade, mas dos acontecimentos da história humana. Ao estudarmos o passado, eles nos mostram que pelas guerras não se chega a lugar nenhum, que a violência só destrói nações e o próprio ser humano, e que nunca devemos seguir o rumo dessa história de lutas sangrentas. Somos a Geração J, de Jesus, que veio escrever a história de forma diferente!

Tenho muito orgulho de ter estudado na melhor escola do mundo e de ser uma Legionária da Boa Vontade de Deus, sim!!! Sou grata ao Irmão Paiva por proporcionar às crianças e moços, do Brasil e do mundo, essa chance! Também agradeço aos professores por ter concluído essa etapa de estudos, com sacrifícios e batalhas, que ajudaram a formar a pessoa que sou hoje e que serei no futuro. Tenho certeza de que todos os alunos do Instituto de Educação José de Paiva Netto pensam o mesmo.

 

* A Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, propostas educacionais de Paiva Netto, formam a Pedagogia da Boa Vontade. São aplicadas com sucesso em todas as escolas e programas socioeducacionais da Legião da Boa Vontade, no Brasil e no exterior.