A Revista Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo
Ecumenismo, Espiritualidade e Evangelho-Apocalipse

banner-compra-revista

Devoção no Templo da Boa Vontade

Nas comemorações dos 28 anos do TBV, conheça a origem de um ritual de Fé Realizante criado pelos peregrinos: eles devotamente beijam os pés e as mãos da estátua de Jesus diante da Fonte Sagrada do TBV.

Enaildo Viana — atualizado em 19/10/2017

Enaildo Viana

Enaildo Viana

Estávamos no mês de fevereiro de 1996. O Irmão Presidente Paiva Netto acabava de chegar de viagem a seu lar, acompanhado da esposa. Na ocasião, sentiu-se com vontade de não se desfazer da roupa de rua, pois algo lhe intuía, naquele momento, para deixar sua residência e dirigir-se ao Templo da Boa Vontade*, em Brasília, DF. Foi o que ocorreu.

No TBV, realizou uma vistoria minuciosa pelos ambientes do monumento, tendo a companhia de vários Jovens Legionários que lá se encontravam. Ao entrar na Galeria de Arte, surpreendeu-se com uma magnífica escultura localizada em um dos pontos desse espaço cultural. Era uma expressão artística de Jesus, belíssima obra francesa do século 18, feita em bronze, com mais de 300 quilos; uma representação majestosa do Cristo Ecumênico com a mão esquerda no peito e a direita abençoando as pessoas.

No detalhe do pé esquerdo da estátua, pode-se observar um polimento mais acentuado, em virtude do ritual adotado pelos peregrinos. (foto João Periotto)

No detalhe do pé esquerdo da estátua, pode-se observar um polimento mais acentuado, em virtude do ritual adotado pelos peregrinos. (foto João Periotto)

Comovido, o Presidente-Pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo imediatamente determinou ao saudoso Legionário da Boa Vontade Onivaldo Bosso (1957-1999) que providenciasse, ainda naquela madrugada de 16 de fevereiro, uma base alta e bem resistente, mesmo que provisória. E ele ficou lá, aguardando, a madrugada toda, pois fez questão de contribuir, com os demais Irmãos presentes, no soerguimento da portentosa escultura.

Com a chegada da base, a escultura foi inspiradamente colocada, por ordem de Paiva Netto, ao lado da Fonte do Templo da Boa Vontade. Em seguida, ele se aproximou da estátua, e, sob a mão de Jesus, proferiu uma tocante prece, que acompanhamos com profunda emoção. Dias depois, outra base, belamente trabalhada, substituiu a provisória.

Em ato de devoção, peregrinos param sob a mão direita da estátua em bronze que representa Jesus, convictos de que recebem Sua divina benção. (Foto: Arquivo rJEC!)

Em ato de devoção, peregrinos param sob a mão direita da estátua em bronze que representa Jesus, convictos de que recebem Sua divina benção. (Foto: Arquivo rJEC!)

O gesto espontâneo e comovente do fundador e construtor do TBV foi como uma senha para a interminável peregrinação ao local. As multidões que visitam o Templo da Paz repetem o mesmo ato de Fé e meditação. O povo não somente faz suas orações diante da representação artística do Divino Mestre, como também beija os pés de Jesus e segura Sua mão esquerda (ao lado do coração) para suplicar bênçãos espirituais e materiais.

Conforme a passagem do Evangelho do Cristo, segundo Lucas, 8:45, na qual é descrito o gesto da mulher hemorroíssa — que, ao tocar as vestes do Médico Celeste, fica curada do mal que a atormentava —, milhares de peregrinos dirigem-se anualmente ao Templo da Boa Vontade em atitude de profunda Fé Realizante, para reverenciar o Cristo de Deus.

Eles deixam ali registrado o que de mais belo e puro o ser humano pode expressar diante da Criação: a humildade. Essas manifestações de intensa devoção vêm provocando um polimento mais acentuado na estátua, que, apesar de pouco tempo em exposição, já sinaliza uma mudança em sua forma de origem, perdendo um pouco da cor natural. Assim, a Fonte do TBV cujo poder transcendental já foi amplamente narrado em incontáveis testemunhos pelo rádio, TV e mídia impressa tem, nesse ritual espontâneo, uma devoção a mais, compartilhada entre pessoas do mundo inteiro.

 

* Templo da Boa Vontade Localizado na Quadra 915 Sul, em Brasília, DF. Telefone: (61) 3114-1070. Acesse: www.tbv.com.br.

 

(Matéria publicada na revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!, edição 83, de setembro de 2005, p. 10.)