A Revista Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo
Ecumenismo, Espiritualidade e Evangelho-Apocalipse

banner-compra-revista

Livraria Saraiva reúne leitores do escritor Paiva Netto em seu Espaço Papos & ideias

Paula Ribeiro — 18/08/2017

 

A Livraria Saraiva promoveu em uma de suas mega stores no Rio de Janeiro, no Botafogo Praia Shopping, um encontro literário em seu Espaço Papos & Ideias. O evento ocorreu no domingo, 13 de agosto, e reuniu leitores do escritor Paiva Netto para um debate ecumênico sobre a obra Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade — O Poder do Cristo em nós, mais recente lançamento do autor, que integra a coleção “O Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração”*1.

No convite feito à Editora Elevação, jovens de diferentes áreas do saber que apreciam a literatura da Boa Vontade apresentaram suas ideias, que evidenciam como os escritos ecumênicos de Paiva Netto podem ser vivenciados em seus campos de atuação, aproximando a Ciência do cotidiano das pessoas, que também possuem necessidades espirituais.

Entre eles, estiveram presentes: Juliana Cunha, doutora em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, professora de língua inglesa e tradutora; Silvia Teixeira, professora universitária e mestre em direito jurídico-político com menção em direito internacional público e europeu pela Universidade de Coimbra; Tiago Batalha, mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, professor da FEMPERJ e Universidade Iguaçu/RJ; o representante da Editora Elevação no evento, Rodrigo de Oliveira, jornalista com MBA em Gestão Estratégica e Inovação, pelas Faculdades Integradas Rio Branco, de São Paulo/SP, e responsável pelo Departamento de Publicações e Internet das Instituições da Boa Vontade; e Anderson Lima, fisioterapeuta, especialista em Traumato-Ortopedia e Terapia Manual, pós-graduado em Anatomia Humana e Biomecânica do Aparelho Locomotor pela Universidade Castelo Branco. A mediação do bate-papo foi feita por Guilherme Cardozo, doutor em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio e professor do Centro Universitário do Rio de Janeiro (UniCarioca).

Juliana Cunha

Juliana Cunha

No encontro, a dra. Juliana Cunha abordou o significado semântico da palavra “política”, sobre como ele sofreu alterações com o passar dos anos, interligando-o ao conceito trazido pelo autor em seu livro: “Hoje em dia, muita gente fala que política é corrupção, e só agrega significados ruins a essa palavra. Eu acho que encontros como este são importantes para voltarmos a essa questão da política como aquele primeiro sentido, como Paiva Netto expressa, como viver bem em sociedade, em harmonia, entendendo as diferenças. E tem tudo a ver com o que Jesus sempre pregou”. 

Tiago Batalha

Tiago Batalha

Destacou o professor Tiago Batalha: [Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade] é uma obra muito interessante, muito vasta que faz diálogo com muitas áreas de conhecimento, de educação. Dou aula há 20 anos, praticamente, em vários segmentos, e sempre percebo a necessidade de a educação ser esse instrumento do estado das coisas. E é justamente o que Jesus fala o tempo todo, com as palavras Dele, com as parábolas, com os questionamentos, trazendo esse conhecimento em busca da Verdade. (…) O próprio escritor Paiva Netto, no início do livro, diz que tudo é espiritual. E esse espiritual não está, necessariamente, vinculado à religião como instituição. Pode ser a religiosidade; ela está intrínseca a nós, é da nossa natureza”.

Silvia Teixeira

Silvia Teixeira

A professora Silvia Teixeira veio direto de Portugal para participar do evento e destaca a importância da obra do escritor Paiva Netto: “Achei o livro essencial, porque ele é muito simples na linguagem, na escrita, o que chama mais a atenção para a leitura. (…) Quando a gente pensa que o bem viver em sociedade, em um primeiro momento, é responsabilidade nossa, a gente tem que começar a pensar: o que temos de mudar? O que eu transformo no meu dia a dia para poder transformar a sociedade? A sociedade não é só política lá em cima, começa aqui embaixo. Tudo isso interfere no nosso dia a dia; por isso, gostei muito do capítulo que estudamos [intitulado ‘O bem viver em sociedade’]”.

Anderson Lima

Anderson Lima

Anderson Lima, por sua vez, abordou de que forma os ensinamentos do livro colaboram com sua atuação na área da saúde: “O livro é a essência que o escritor Paiva Netto apresenta, que é a nossa natureza espiritual, um fato inerente a cada ser humano e que precisa ser antes de tudo compreendido como Amor, que é a definição de Deus que o Cristo trouxe. (…) Hoje, falamos sobre a pesquisa clínica do dr. Carlos Eduardo Tosta, imunologista e professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília [UnB], que ele coordenou de 2000 a 2003. Nela, foi estudado o importante tema de aliar o tratamento médico à prece e ficou comprovado que as células de defesa do corpo daqueles que receberam oração foram realmente elevadas na corrente sanguínea. O dr. Tosta concluiu que a prece influencia o sistema biológico de defesa, funcionando como fator de equilíbrio. As pessoas puderam ter um pouco mais de alívio e prevenir-se da dor. A gente previne a dor com a Referência Divina que é o Cristo de Deus, conforme o escritor Paiva Netto nos traz em seu livro. Então, como profissional da área da saúde, não temos só de levar o medicamento, mas também ensinar a pessoa a se prevenir da doença. E isso, praticar, exercitar, é algo que traz um retorno de paz para o nosso coração, porque a gente sente que está cumprindo a nossa missão aqui na Terra, trazer o nosso diferencial Jesus no nosso cotidiano”.

Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

O jornalista Rodrigo de Oliveira, da Editora Elevação, destacou como o autor de Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade traz o entendimento sobre a grandiosa contribuição do Divino Mestre para todas as áreas do conhecimento: “Hoje, todos os saberes humanos buscam como ser melhores, buscam o seu sentido, mas Jesus sintetiza em dois versículos o que significa isso, quando apresenta Seu Novo Mandamento*2. O escritor nos mostra que cada um de nós tem apenas uma perspectiva do conhecimento, e quando dialogamos com base nesse princípio do Amor a gente se entende melhor. E é interessante que, hoje, na área da educação, da inovação, a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade, ou seja, o conhecimento das diversas áreas está muito em voga. Não dá para construir nada sozinho, a gente vive em uma sociedade totalmente conectada, com excesso de estímulos de informação. Mas se nós não tivermos esse Amor, que o autor menciona em vários capítulos como sendo a chave mestra, que é o Novo Mandamento do Cristo, não dá pra gente avançar em qualquer direção que a gente siga”.

Guilherme Cardozo

Guilherme Cardozo

Para Guilherme Cardozo, que mediou o debate, “todo mundo alinhou seus discursos em cima do Amor que Jesus demonstrou, do respeito que Jesus demonstrava com a criatura humana, com a ética que Ele tinha com a sua pedagogia. Tinha aqui, professores universitários, pedagogos, mestres em Direito. Então, conseguiu-se dentro do diálogo da obra uma simplicidade no discurso que eles mesmos conseguiram colocar nas suas falas. (…) A gente percebeu aqui, no discurso de cada um deles, que o contato com o livro modificou a vida pessoal e emocional deles”.

Na roda de conversa, o público também trouxe suas considerações acerca do livro. Muitos destacaram a riqueza dos ensinamentos sobre o Educador Celeste aprofundados pelo autor, a exemplo da pedagoga Márcia Costa“Acho que as lições do Cristo são bem simples; a gente é que complica muito. De fato, Ele veio dar o manual para a gente. O problema é que somos muito complexos, e entender esse manual leva tempo. Conheci o escritor Paiva Netto por meio da programação da Boa Vontade TV, de conhecidos, de algumas revistas. Gosto de um Jesus que não enjaula, de um Jesus que nos liberta, que faz com que você use sua capacidade de pensar. Quando você começa a ler o Evangelho, Jesus não dá simplesmente as respostas; Ele sempre pergunta, dá o exemplo. Valeu muito a pena estar aqui hoje”.

Arnaldo Camilo Rosa também é leitor do escritor Paiva Netto e veio da cidade de Itaboraí, RJ para participar do encontro: “A literatura de Paiva Netto é muito importante para a gente refletir. É um disparador psíquico, porque a gente lê e para para pensar naquilo que ele está mostrando. Ele fala sobre a dor, que, através dela, Jesus conquistou o Poder e a Autoridade que Ele tem. (…) Ler o livro do escritor Paiva Netto é sempre muito importante. Como pai, eu recomendo aos meus filhos; eles sempre leem à noite antes de dormir e depois comentam: ‘Pai, esse livro é bom! A gente não consegue parar de ler’”. 

 

 

CONHEÇA A LITERATURA DA BOA VONTADE

Visite a Igreja Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo mais próxima, onde você pode participar de debates ecumênicos como esse nas Cruzadas do Novo Mandamento de Jesus e adquirir as obras do escritor Paiva Netto. Se preferir, compre também pelo site do Clube Cultura de Paz ou pelo telefone: 0300 10 07 940 (custo de ligação local mais impostos).

 

*1 A coleção “O Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração”, de Paiva Netto, é formada pelos seguintes livros: As profecias sem Mistério; Somos todos Profetas; Apocalipse sem Medo; Jesus, o Profeta Divino; e Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade, todos best-sellers. Juntos, já alcançaram a marca de 3 milhões de exemplares vendidos.

*2 “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros” (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35).