A Revista Ecumênica da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo
Ecumenismo, Espiritualidade e Evangelho-Apocalipse

banner-compra-revista

Em 25 de janeiro, Religião Divina comemora o Dia dos Soldadinhos de Deus

Paula Ribeiro — atualizado em 18/1/2018

 

Era 25 de janeiro de 1986. Paiva Netto escolheu o dia do aniversário da cidade de São Paulo, SP*1, para fazer uma importante inauguração, que expandiu a atuação solidária da Legião da Boa Vontade (LBV) no amparo à infância: a Supercreche Jesus, a qual, depois de ampliações, hoje faz parte do Conjunto Educacional Boa Vontade, na capital paulista*2.

 

FOTO 1

Imagens da inauguração da Supercreche Jesus, da LBV, na capital paulista, em 25 de janeiro de 1986, ocasião em que Paiva Netto instituiu o Dia dos Soldadinhos de Deus. (foto Arquivo rJEC!)

 

 

Mas aquela data, 25 de janeiro, também se tornaria inesquecível para os Legionários por outro motivo: Durante sua prédica, o Presidente-Pregador da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo instituiu o Dia dos Soldadinhos de Deus — forma como são carinhosamente chamadas as crianças nas Instituições da Boa Vontade, estabelecida pelo saudoso Fundador da LBV, Alziro Zarur (1914-1979).

A comemoração da data em 2018

FOTO 2

Apresentação das crianças na abertura do 15° Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, em março de 2017, na Igreja Ecumênica da Religião Divina em Curitiba, PR. (foto Arquivo rJEC!)

 

 

Todos os anos, o Dia dos Soldadinhos de Deus é comemorado nas Igrejas Ecumênicas da Religião do Terceiro Milênio e na Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet). Afinal, onde tem criança tem alegria, e é dessa forma que são promovidas diversas ações a partir das Aulas de Moral Ecumênica. Neste ano, a celebração ocorrerá em 27 de janeiro, sábado, com uma programação especial na Cruzada do Novo Mandamento de Jesus — Reunião da Comunhão com Deus, a partir das 16 horas.

Na ocasião, haverá o encerramento do 15o Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus, da LBV*3. Por meio de apresentações culturais, as crianças vão expor as atividades que desenvolveram ao longo do ano de 2017 sobre o tema: “Na sintonia do coração, eu comunico a Paz” e receberão o certificado de participação no evento. Também vão participar do estudo do Evangelho-Apocalipse de Jesus, trazendo seus comentários sobre as lições do Divino Mestre. Ao final, os Soldadinhos de Deus vão anunciar para o público o assunto que escolheram para tratar no 16o Fórum. Não perca!

 

 

Espaço das crianças na revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!

A Revista Ecumênica da Religião do Amor Universal tem uma seção dedicada aos Soldadinhos de Deus. Nela, as crianças têm a oportunidade de mostrar o que aprendem nas Aulas de Moral Ecumênica: comentam o Evangelho de Jesus, apresentam as atividades artísticas e culturais que realizam nas Igrejas Ecumênicas e falam sobre a importância dos ensinamentos do Sublime Amigo em suas vidas. E os leitores ainda podem se encantar com uma bela galeria de fotos dos Soldadinhos de Deus.

 

Soldadinhos de Deus — “Esperança do mundo!

 

FOTO 3

Durante visita de supervisão ao Conjunto Educacional Boa Vontade, em São Paulo, SP, Paiva Netto confraterniza com as crianças atendidas na Supercreche Jesus. Ao fundo, pensamento do Fundador da LBV, Alziro Zarur (1914-1979), que o Irmão Paiva fez constar na fachada do prédio: “Os filhos são filhos de todas as mães, e as mães são as mães de todos os filhos”. (foto Vivian R. Ferreira)

 

 

 

No livro É Urgente Reeducar!, versão pocket, p. 63 e 64, o escritor Paiva Netto transcreve a importante página “Crianças”*4, de autoria de Emmanuel (Espírito), sobre a formação dos pequeninos:

Quando Jesus nos recomendou não desprezar os pequeninos, esperava de nós não somente medidas providenciais alusivas ao pão e à vestimenta.

“Não basta alimentar minúsculas bocas famintas ou agasalhar corpinhos enregelados. É imprescindível o abrigo moral que assegure ao espírito renascente o clima de trabalho necessário à sua sublimação.

“Muitos pais garantem o conforto material dos filhinhos, mas lhes relegam a alma a lamentável abandono.

(…)

“Não desprezes, pois, a criança, entregando-a aos impulsos da natureza animalizada.

(…)

“O prato de refeição é importante no desenvolvimento da criatura, todavia, não podemos esquecer que ‘nem só de pão vive o homem’.

“Lembremo-nos da nutrição dos meninos, através de nossas atitudes e exemplos, avisos e correções, em tempo oportuno, de vez que desamparar moralmente a criança, nas tarefas de hoje, será condená-la ao menosprezo de si própria, nos serviços de que se responsabilizará amanhã”.

 

Dia dos Soldadinhos de Deus face

 

 

LEVE AS CRIANÇAS PARA PARTICIPAR NA IGREJA ECUMÊNICA DA RELIGIÃO DIVINA

Todos os sábados, a partir das 16 horas, enquanto os pais e responsáveis participam da Cruzada do Novo Mandamento de Jesus — Reunião da Comunhão com Deus, os pequenos frequentam a Aula de Moral Ecumênica. Leve os Soldadinhos de Deus de sua família para participar na Igreja Ecumênica da Religião do Novo Mandamento mais próxima.

Para informações e para adquirir a revista JESUS ESTÁ CHEGANDO!, ligue 0300 10 07 940 (custo de ligação local mais impostos).

 

*1 Em 2018, a cidade de São Paulo, SP, comemora 464 anos de fundação.

*2 Conjunto Educacional Boa Vontade Formado pela Supercreche Jesus e pelo Instituto de Educação José de Paiva Netto, inaugurado em 25 de janeiro de 1993. Está localizado na Av. Rudge, 700, bairro do Bom Retiro, em São Paulo, SP. Nele, como em todas as escolas da LBV, no Brasil e no exterior, é aplicada com sucesso a linha pedagógica criada pelo educador Paiva Netto, formada pela Pedagogia do Afeto (para crianças até 10 anos) e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico (voltada aos educandos a partir dos 11 anos). Para saber mais, acesse: http://www.iejpn.com.br.

*3 O Fórum Internacional dos Soldadinhos de Deus foi criado por Paiva Netto em 22 de fevereiro de 2003, com o intuito de propiciar à infância um espaço de bons aprendizados, exposição de ideias que beneficiem o coletivo e desenvolvimento solidário a partir de atividades que fortalecem o caráter no Bem. O Patrono do Fórum é Jesus.

*4 Página constante do livro Fonte Viva, de autoria de Emmanuel (Espírito), psicografia de Francisco Candido Xavier (1910-2002), inspirado no versículo 10 do Evangelho de Jesus, segundo Mateus, capítulo 18: “Vede, não desprezeis os pequeninos…”.